O estudo pautou-se no objetivo de realizar um comparativo da percepção dos atores sociais, mais diretamente envolvidos com uma escola pública de ensino médio de Campina Grande - PB, acerca das relações entre a PNEA e as práticas de Educação Ambiental. Utilizou-se para a consecução do estudo os métodos hermenêutico-sistêmico e o estudo de caso. O processo de investigação realizou-se no período de março a setembro de 2013, a partir de informações contidas em documentos jurídicos e relato testemunhal de alunos, professores, diretoras e o Poder Público competente. Verificou-se, portanto, certo descompasso entre as opiniões de cada ator social, em específico, bem como um elevado nível de distanciamento entre o que é estabelecido pelos fundamentos da Educação Ambiental e as práticas ambientais da instituição de ensino e o desconhecimento da PNEA é fator contribuinte para que isso aconteça. Outros fatores contribuem para a não inserção da Educação Ambiental, dentre eles, a falta de formação complementar dos docentes, o apego ao ensino extremamente tradicional e a inércia do Poder Público. Pode-se então concluir que a não aplicabilidade da PNEA ainda é bem considerável, sendo este fator contribuinte para a não inserção das práticas de Educação Ambiental na escola.
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