RESUMO
Código: 131
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Música e Educação Ambiental: Análise das Representações Sociais de Educandos Quanto Às Questões Socioambientais.
 

A educação tem suas raízes fixadas no modelo cartesiano, e isto leva ao rompimento das conexões entre as partes, seja entre o meio ambiente, o artístico, o social e o cultural. Tal fragmentação torna o ato de trabalhar a educação ambiental nas escolas um desafio, uma vez que envolve mudanças de paradigmas, comportamentos e valores. Como herança deste modelo, o antropocentrismo causa uma crise de percepção quanto ao meio ambiente, visto como objeto de uso exclusivo do homem, afetando o discurso sobre educação ambiental. O atual cenário clama por ferramentas hábeis a auxiliar no processo educativo e cognitivo do educando e este estudo visa analisar as implicações da música nas representações sociais de voluntários do Curso Técnico em Administração da Escola Pública de Ensino Médio XV de Novembro de SG - RS, quanto às problemáticas socioambientais apresentadas em sala de aula e a sua contribuição como ferramenta, através de uma abordagem quali-quantitativa da metodologia dialética e da análise de conteúdo. Os resultados, visando a melhor visualização, são apresentados através da análise estatística multivariada e apontam para significativa mudança nas representações sociais dos voluntários, demonstrando a eficácia da música como ferramenta capaz de alavancar a sensibilização para as questões socioambientais.