RESUMO
Código: 157
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Os Efeitos das Ações de Responsabilidade Socioambiental, Na Intenção de Compra e no Benefício Percebido dos Acadêmicos da Faculdade da Serra Gaúcha.
 

Crescente é a preocupação com danos causados à sociedade e ao meio ambiente pelas atividades empresariais. O consumidor passou a tomar consciência dos problemas socioambientais, e assim, valorizar organizações que assumem posição ética perante a sociedade. Com isso, ações de responsabilidade socioambiental passaram a fazer parte das estratégias organizacionais. Considerando esta nova realidade, o objetivo deste estudo consiste na análise dos efeitos das ações de responsabilidade socioambiental, na intenção de compra e no benefício percebido pelos acadêmicos da Faculdade da Serra Gaúcha. Foi consultada a literatura acerca do tema, conceitos como: responsabilidade socioambiental, consciência ambiental, consumo sustentável, valor percebido - benefício versus sacrifício e marketing social. Sendo os principais autores pesquisados, Reis e Medeiros (2011); Ribeiro e Viega (2011); Engel; Blackwell e Minardi (2000); Ferreira; Ávila e Faria (2010); Kotler e Armstrong (2003) e Hair et al. (2005). A metodologia de pesquisa foi um estudo causal/ experimental, através de questionário estruturado, aplicado a dois grupos de estudo -experimental e de controle. Analisada conforme a técnica estatística descritiva. O resultado obtido mostra que os estudantes percebem um benefício adicional na troca com empresas socioambientalmente responsáveis, e se disponibilizam a pagar mais por produtos que não prejudiquem a sociedade e o meio ambiente.