Nos últimos anos, o tema mudanças climáticas tem recebido especial atenção das empresas do setor de papel e celulose e, nesse contexto, tem sido relevante a busca por estratégias ambientais e de legitimidade. O estudo objetiva identificar as estratégias ambientais e de legitimidade apresentadas pela empresa Fibria para o enfrentamento das mudanças climáticas, com base na tipologia de Suchman (1995). A pesquisa foi exploratória, com abordagem qualitativa dos dados, realizada por meio de análise de conteúdo. Para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. No tocante aos resultados, observou-se que a Fibria assumiu compromisso com a promoção do desenvolvimento sustentável e vem adotando estratégias ambientais corporativas para reduzir as emissões de GEE estufa como a realização de inventário de GEE e medidas para a obtenção de eficiência energética. Quanto às estratégias de legitimidade de Suchman (1995), os achados demonstraram que a legitimidade pragmática e o critério ganho obtiveram o maior número de citações, respectivamente 37 e 55 evidenciações. Predominou a estratégia de legitimidade pragmática, destacando-se o item responder as necessidades com 34 evidenciações. Com isso, pôde-se afirmar que a empresa está preocupada em atender as expectativas dos seus stakeholders e obter ganho de legitimidade.
|