RESUMO
Código: 179
Tema: Inovação Sustentável

 

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O Processo de Formulação de Estratégia de Sustentabilidade em Empresas do Setor Mineral Brasileiro
 

O artigo busca identificar a relação do poder de inovação na implementação da estratégia para a sustentabilidade em empresas do setor mineral. O estudo baseou-se nos pressupostos teóricos de Van Bommel (2011), Barbieri (2011) e Orsatto (2002) e foi conduzido por meio de uma pesquisa survey, em empresas pertencentes ao setor mineral brasileiro vinculadas ao Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM. Os dados foram analisados por meio do Teste Mann- Whitney e da técnica de análise de correlação. Como resultado, o estudo demonstra que foi possível verificar que as empresas produzem agregados minerais, carvão mineral, calcário e ferro e caracterizam-se ainda como de médio e grande porte. Além disso, as pressões nos ambientes empresariais, de modo geral, têm exigido das empresas o estabelecimento de um posicionamento estratégico em relação à sustentabilidade. As características da atividade de inovação e da atividade ambiental são aspectos que se relacionam com a escolha da estratégia para a sustentabilidade. Pode-se concluir nas análises realizadas que as empresas buscam inserir os conceitos da inovação e da sustentabilidade em sua estratégia corporativa.