A Qualidade de Vida é um tema cada vez mais em evidência na mídia, nas empresas e até mesmo no ambiente familiar. Essa busca por qualidade de vida insere-se no contexto da Responsabilidade Social, a prática que deve ser incorporada tanto pelas empresas quanto pelos próprios profissionais. Assim, para que os programas de qualidade de vida gerem benefícios efetivos, o que vai se propagar para toda a sociedade, o comprometimento deve ser completo: a empresa desenvolve políticas, ações e programas de estímulo a uma vida saudável, e o funcionário, por sua vez, deve perceber que seu papel é fundamental para que os objetivos sejam alcançados por ambas as partes.
O objetivo principal deste artigo é analisar a qualidade de vida no trabalho nas empresas que publicam o balanço GRI, para verificar se qualidade de vida no trabalho se enquadra no “triple botton line” da sustentabilidade, bem como analisar a satisfação dos trabalhadores destas empresas quanto aos principais fatores que interferem em sua qualidade de vida. Foi realizada uma pesquisa exploratória com análise de documentos, bibliografias e dados, além da análise dos resultados de seis empresas listadas no Guia Exame de Sustentabilidade 2011. O estudo permitiu concluir que a grande maioria dos indicadores de qualidade de vida no trabalho foram avaliados de forma satisfatória nas seis empresas analisadas. Entretanto, por se tratar de uma amostra muito pequena, e escolhida por conveniência, os resultados não podem ser generalizados a todos os funcionários das empresas que estão entre as 150 melhores para se trabalhar e no Guia Exame de Sustentabilidade de 2011.
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