RESUMO
Código: 206
Tema: Gestão Ambiental

 

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O Mercado de Franquias e Sua Contribuição Econômica e Socioambiental
 

A mídia contribui para a divulgação de empresas que provocam algum tipo de dano ambiental ou social. Os ativistas e a criação de Organizações Não Governamentais (ONGs) que se dedicam em apoiar e incentivar empresas que busquem minimizar ou compensar esses danos, exercem também um papel importante tanto de informar a população quanto de influenciar os consumidores no momento de decidir por uma compra. A pergunta de partida desta pesquisa é como a Associação Brasileira de Franchising (ABF) tem contribuído nos quesitos econômico, social e ambiental para o desenvolvimento do mercado nacional? O objetivo deste trabalho é descrever um panorama geral no âmbito da conscientização em relação aos problemas ambientais por parte das franquias. A ABF é uma entidade sem fins lucrativos e consolidada no mercado. Portanto, trata-se de um trabalho teórico e descritivo baseado em fontes secundárias. As franquias são representadas por números de uma mesma empresa que tem uma abrangência maior no mercado, sem contar com a visibilidade que esta possui perante o público consumidor, empresas concorrentes, órgãos fiscalizadores e ativistas. Todos esses sujeitos exercem um papel importante, o de agentes fiscalizadores das informações que estas organizações divulgam sobre sua conduta com o meio ambiente e a sociedade.