Este trabalho tem como objetivo de descrever a rede de uma consultora de cosméticos. Sob este ponto de vista o problema central desta pesquisa é: Quais características tem a rede de uma consultora de cosméticos? Neste contexto é discorrido sobre o segmento de varejo e mais especificamente sobre venda direta tanto no mundo como no Brasil, foi notabilizado o crescimento deste segmento no mercado. Os estudos sobre análise de redes têm se evidenciado como um magnifico instrumento para o estudo das mais diferentes ocorrências de fenômenos que abrangem as interações entre pessoas (Borgatti et al., 2009; Butts, 2009). Neste sentido foi utilizada a análise das redes para identificar as características dos atores que compõe esta rede, bem como alguns conceitos que foram triviais para esclarecer alguns aspectos da rede que são: Densidade, Centralidade de proximidade, Centralidade de grau, Centralidade de intermediação. Os grafos apresentados podem ser explorados interativamente, permitindo aos usuários interpretarem visualmente os relacionamentos e papeis na rede formada. Trata-se de uma pesquisa descritiva tendo por base uma abordagem quantitativa, utilizou-se entrevistas com a consultora e suas 29 clientes. Foi constatado que a consultora tem posição elementar no desenvolvimento dos vínculos com suas clientes.
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