Este estudo tem como objetivo analisar a importância de fatores contextuais, internos e externos às organizações, como condutores de estratégias de ecoinovação em indústrias de produtos químicos, atuantes no território brasileiro. A pesquisa tem uma abordagem quantitativa, por meio de levantamento de corte transversal, realizada junto a 124 empresas do setor de fabricação de produtos químicos, de todos os portes e de todas as regiões do Brasil. A análise dos dados foi embasada, principalmente, em análise da confiabilidade das escalas pelo Alfa de Cronbach, análise descritiva das medidas de tendência central (média), de dispersão (desvio-padrão) e de forma (assimetria e curtose). Os principais resultados indicam que o foco atual das empresas está mais para os clientes/consumidores do que para a regulamentação ambiental, diferentemente do encontrado em estudos anteriores. Além disso, houve maior apoio das lideranças para com as questões ambientais, o que indica certa mudança para uma gestão proativa das empresas em ecoinovação, sugerindo que elas estão adotando posturas mais estratégicas que anteriormente, focando seus esforços no atendimento aos stakeholders mais exigentes.
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