RESUMO
Código: 232
Tema: Outros temas correlatos

 

Abrir
Arquivo

 
Construção e Validação de Uma Escala de Avaliação da Percepção da Educação Ambiental em Uma Instituiçãod e Ensino
 

Este trabalho consiste em identificar variáveis que possam mensurar a percepção da Educação Ambiental de alunos e servidores de uma Instituição Pública Federal de Ensino, por meio de um questionário eletrônico aplicado aos alunos e servidores da Instituição. A análise dos dados foi realizada através de estatística descritiva e análise fatorial. Esses resultados contribuem para entender a percepção da Educação Ambiental dos indivíduos de uma Instituição Pública Federal de Ensino. A partir dos resultados apresentados nesta pesquisa, podem-se traçar estratégias para o ensino, pesquisa, extensão, capacitação e conscientização dos futuros técnicos, bacharéis e tecnólogos e demais envolvidos acerca da problemática ambiental. Assim, este estudo contribui com a instituição pesquisada no sentido de que, a partir dele, podem ser traçadas metas e estratégias para a capacitação em educação e gestão ambiental, valorizando temas que abordem a gestão de resíduos, licitações sustentáveis, qualidade de vida no trabalho, sensibilização dos alunos, capacitação dos servidores e uso racional dos recursos. Contribuem, ainda, para identificar quais são as percepções sobre a temática da Educação Ambiental em um ambiente organizacional de ensino.