O consumo desenfreado que ocorre a ininterruptos anos gerou uma crise no meio ambiente, demandando assim uma modificação urgente nas relações de troca entre consumidores e empresas, equilíbrio este que pode ser alcançado através das práticas sustentáveis de produção e consumo. Sendo os jovens potenciais compradores desta sociedade do consumo, o objetivo deste trabalho é identificar se estes consumidores atuam passiva ou ativamente na esfera do consumo sustentável. O estudo pesquisou 660 jovens residentes em Minas Gerais, com idade entre 15 a 24 anos e os dados obtidos foram submetidos à análise fatorial, cluster e discriminante. Os resultados mostraram a formação de dois grupos, onde constatou-se que aproximadamente 64% dos indivíduos apresentam atitudes que podem ser consideradas parcialmente ativas no âmbito do consumo sustentável. Em contraponto à este grupo, 36% dos consumidores evidenciam um perfil que em sua grande maioria discordam de que suas atitudes estejam norteadas por preocupações ambientais. Os dois grupos evidenciaram preocupações relacionadas ao uso consciente da energia elétrica e uma rejeição aos insumos químicos e poluentes, porém é necessária uma conscientização destes jovens para maior apoiarem as empresas que praticam ações voltadas para a sustentabilidade assim como estimular uma redução do uso de embalagens nos produtos.
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