Há entre os consumidores desconfiança com relação às mensagens publicadas pelas organizações sobre a sua atuação pró-ambiente. O propósito deste estudo é verificar se os produtos que utilizam a estratégia de marketing verde para comercialização possuem as devidas certificações ambientais ou seguem as diretrizes para rotulagem ambiental estabelecidas. No referencial teórico discorre-se sobre responsabilidade ambiental e a utilização cada vez mais frequente do marketing verde pelas organizações visando o diferencial competitivo, nem sempre de forma coerente. Na sequência, as diretrizes pelas quais as organizações devem orientar sua conduta no que tange a veiculação destas informações nas embalagens dos produtos são apresentadas. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa, por meio da qual se verificou que, do total de 31 embalagens analisadas, apenas duas possuíam certificações ambientais, menos da metade da amostra seguia as diretrizes para rotulagem ambiental e o nível de greenwashing apresentado foi muito alto, representando mais da metade da amostra. Os achados confirmam a necessidade de desconfiança por parte dos consumidores nas informações ambientais contidas nas embalagens dos produtos no varejo brasileiro. O estudo contribui para maior esclarecimento do consumidor para identificar a veracidade das informações contidas nas embalagens.
|