RESUMO
Código: 245
Tema: Responsabilidade Social Corporativa

 

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O Processo de Formação da Percepção de Responsabilidade Social Corporativa em Clientes Bancários
 

Este estudo tem por objetivo compreender como clientes do setor bancário geralmente formam suas percepções acerca da Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Destaca-se que o setor bancário, por seu poder econômico, sua capilaridade, tecnologia operacional e de gestão, pode ser forte indutor na disseminação da prática eficaz da RSC. Nessa perspectiva, testou-se, no contexto bancário brasileiro, o modelo originalmente proposto por Rifon et al. (2004) e adaptado por Pérez e Rodríguez del Bosque (2013). Trata-se de um modelo causal para explicar como os consumidores em geral formam suas percepções sobre a RSC, incluindo três variáveis como condicionantes diretos da imagem da RSC das empresas: a congruência entidade-RSC, a atribuição de motivações corporativas e a credibilidade da entidade. Os resultados confirmam cinco das seis hipóteses testadas, sugerindo que há relação entre os construtos estudados. Confirmou-se a implicação da congruência RSC-organização nas variáveis moderadoras atribuição motivacional e credibilidade corporativa, bem como diretamente na percepção da RSC. A influência da atribuição motivacional na credibilidade corporativa foi confirmada, no entanto não foi confirmado seu efeito direto na percepção da RSC. Também se confirmou o efeito da credibilidade corporativa na percepção da RSC.