Em um contexto de práticas e tecnologias comerciais insustentáveis, o papel das empresas vem sendo o de introduzir novos processos produtivos e novos produtos que possam agir positivamente na diminuição dos impactos negativos gerados pela economia. Uma empresa que vem investindo em produtos sustentáveis através da adoção do ecodesign é a Coca-Cola, ofertando a água mineral Crystal. Assim, o objetivo deste estudo é identificar se os consumidores de água mineral engarrafada aderiram ao apelo de sustentabilidade proposto por esta marca. O estudo pesquisou 257 consumidores no estado de Minas Gerais e os dados foram submetidos à análise de cluster e a análise discriminante. Os resultados obtidos evidenciaram a presença de três grupos, onde o cluster 3, composto predominantemente por mulheres, apresenta indivíduos mais dispostos à compra do produto, diferentemente do cluster 1, formado principalmente por homens, que evidenciam uma certa resistência à marca. O cluster 2, formado também principalmente por mulheres, mostrou-se indiferente ao ecodesign. Como 2/3 da amostra pesquisada não se mostrou disposto à compra do produto ecologicamente correto, pode-se inferir que existe ainda uma lacuna de conscientização a ser trabalhada nos consumidores brasileiros a fim de que possam atuar como cidadãos que contribuem para um consumo mais sustentável.
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