RESUMO
Código: 249
Tema: Responsabilidade Social Corporativa

 

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Iniciativas de Responsabilidade Social Empresarial Na Rede de Relações Empresa-stakeholders Como Fonte de Vantagem Relacional
 

No intuito de garantir a sobrevivência e o diferencial competitivo no atual contexto de negócios, é imprescindível que as empresas desenvolvam parcerias com os stakeholders permeando os relacionamentos com iniciativas de RSE, no intuito de alcançar a vantagem relacional, entendida como um mecanismo capaz de gerar alguns dentre os vários ativos tangíveis e intangíveis necessários para se alcançar uma vantagem competitiva. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo revisar um framework, proposto por Feitosa, Souza e Gómez (2014), que integra RSE, relações “empresa-stakeholders” e vantagem competitiva. Apesar de estabelecido, este modelo é limitado por considerar que apenas a intensidade de relacionamentos permeados por princípios de RSE é suficiente para alcançar uma vantagem competitiva, quando, na verdade, é apenas um dos meios para que ela (a vantagem competitiva) seja atingida. Para realização da pesquisa foi adotado como procedimento metodológico uma revisão de literatura. Esta pesquisa justifica-se academicamente na medida em que aprimora uma proposição teórica estabelecida. Os resultados apontam que iniciativas de RSE no relacionamento entre a empresa e os seus stakeholders podem gerar uma vantagem relacional. Para pesquisas futuras, sugere-se a aplicação do modelo revisado.