Há muitos anos que a natureza vem sofrendo com a ação antrópica. Portanto, sabe-se que foi a partir da Revolução Industrial com a organização dos modelos de produção e do consumo, que esses impactos intensificaram. A partir de então, principalmente no século XX, que se tornou mais perceptível a degradação da natureza e, consequentemente, a preocupação para com ela. A partir do sistema capitalista, que tem como principal objetivo obter lucros leva ao aumento das necessidades humanas por recursos naturais, a educação ambiental deve ser problematizada de forma crítica, com vistas no social e no ambiental, de forma a transformar e emancipar. O objetivo do trabalho foi analisar a Percepção Socioambiental de alunos do quinto ao nono ano do Ensino Fundamental e de professores de uma escola pública de Lavras, MG. Foi feito um diagnóstico, a partir de grupos focais com a participação de dez a doze alunos de cada série envolvida, além dos professores, sob a coordenação de um moderador. Foi aplicado um questionário fechado a todos os alunos do quinto ao nono ano. O estudo revela que os atores participantes, mostraram-se preocupados com os problemas socioambientais, mas estão pouco envolvidos com ações concretas ligadas às questões ambientais.
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