RESUMO
Código: 265
Tema: Estratégia para a sustentabilidade

 

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Comportamento de Responsabilidade Social Empresarial: Análise dos Projetos Realizados no Varejo Supermercadista Brasileiro
 

Nas últimas décadas as práticas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) têm indicado uma nova tendência das empresas desenvolverem o relacionamento com os públicos interno e externo afetados por suas atividades, por meio de adoção de estratégias que procuram transmitir conjunto de valores. Os projetos sociais constituem a maneira mais difundida para o desenvolvimento das estratégias de RSE. Assim sendo, o objetivo geral deste artigo é analisar o comportamento de RSE desenvolvido no setor supermercadista. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com a análise documental dos projetos apresentados e premiados no banco de práticas do Programa de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo do Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getúlio Vargas, o GVcev, conforme classificação do modelo de Burke e Logsdon (1996). Os resultados demonstram que o comportamento de RSE predominante é a contribuição filantrópica e a dimensão estratégica é a proatividade. Aliado a isso, existe significativa correlação entre contribuição filantrópica e voluntarismo que indica a realização de ações de RSE sem a exigência de imposições legais.