O crescente uso de artigos tecnológicos trouxe um novo tipo de lixo para o meio ambiente, os lixos eletroeletrônicos (e-waste) e o questionamento do que fazer com ele. Este estudo objetivou analisar as dimensões que compõem o comportamento de consumo de produtos eletrônicos e a relação com o nível de consciência no processo de reciclagem por alunos graduandos em Administração enquanto consumidores e futuros gestores. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, com uso de técnicas de análise multivariada, como a análise fatorial exploratória, análise de conglomerados e análise discriminante. A coleta de dados foi feita por meio de survey in loco junto a 166 respondentes. Foram identificadas cinco dimensões que explicam a prática da reciclagem do e-waste: ações estratégicas das empresas, benefícios gerados pela reciclagem, barreiras para a prática da reciclagem, presença de pontos de reciclagem e motivação em reciclar. A partir das dimensões encontradas, os indivíduos foram divididos em dois grupos, os que estão mais propensos e os que estão menos propensos a contribuir com a reciclagem do e-waste com alto poder de discriminação. Concluiu-se que a consciência acerca do e-waste é compreendida de diferentes formas e que, apesar da contribuição ser vista como medida socialmente aceita, é pouco praticada.
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