RESUMO
Código: 296
Tema: Estratégia para a sustentabilidade

 

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Conhecimento Autopoiético: Um Caminho Para A Definição de Estratégias Visando Projetos Socioambientais Sustentáveis
 

As características da sustentabilidade socioambiental têm um efeito profundo no modo como as organizações devem estruturar-se para incluí-la nas suas estratégias, visando à resolução de problemas na sociedade. Neste artigo, argumenta-se que as atuais estratégias socioambientais não atendem completamente as questões relacionadas a esta sustentabilidade. Desta forma, as organizações devem incorporar planos concretos de crescimento econômico, ética, transparência e responsabilidade social e ambiental em suas estratégias, visando avançar em direção à sustentabilidade, que é um compromisso imprescindível para as empresas que desejam dar continuidade ao seu negócio no futuro. Desta forma, o objetivo central deste artigo é discutir novas bases para formulação de estratégias socioambientais, sob uma ótica da autoprodução, que levem em conta a complexidade do tema, analisando o caso de uma organização com foco socioambiental. Para atingir este objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica em autores que tratam do conceito de autopoiesis para descrever a capacidade de auto-organização, autodeterminação e autocriação dos sistemas vivos. Usou-se dados secundários sobre o caso prático da Escola Convexo, e dados primários por meio de entrevista semiestruturada com um dos idealizadores da escola.