RESUMO
Código: 304
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Valores Pessoais e Comportamento de Compra Verde: Um Estudo Cross-cultural Entre Brasil e Canadá
 

O presente artigo objetivou analisar quais são os valores pessoais que influenciam o Comportamento de Compra Verde (CCV) de consumidores do Brasil e do Canadá. Para isso, baseou-se nos trabalhos de Schwartz (1992, 1994, 2005) e Tamayo e Schwartz (1992) sobre valores pessoais e na literatura sobre comportamento do consumidor verde (DIAS, 2008; OTTMAN, 1993; CHAN, 2001; LAROCHE et al., 2001, 2002). O estudo possui natureza quantitativa e é descritiva quanto aos seus objetivos. A amostra foi composta por 108 estudantes universitários canadenses e 158 brasileiros. Trata-se de pesquisa de campo com utilização da técnica de teste t de amostras independentes, para verificar se o comportamento verde do consumidor canadense é maior do que o comportamento verde do consumidor brasileiro. Em seguida, foi realizada a Análise Fatorial Exploratória (AFE) para compor os fatores de valores pessoas que constituem as variáveis independentes do estudo. Então, com os fatores agrupados e ajustados foi realizada a regressão linear múltipla para verificação das demais hipóteses do estudo. Os resultados indicaram que: o consumidor canadense possui um comportamento de compra verde maior do que o brasileiro; os valores de Autotranscedência afetam o CCV tanto do brasileiro quanto do canadense; e a dimensão da Conservação afeta negativamente o CCV do canadense.