RESUMO
Código: 318
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A Confiança e A Cooperação no Consumo Colaborativo
 

Dada a crescente preocupação com impactos causados pelos altos padrões de consumo, este trabalho busca analisa uma forma diferente de acessar bens e serviços por meio da colaboração, sem a necessidade de ter a propriedade sobre esse bem. Várias iniciativas de consumo colaborativo têm conquistado adeptos no mundo e também no Brasil, mas pouco se conhece sobre essas iniciativas. Por envolver grupos de pessoas, aspectos relacionados à confiança e cooperação são considerados relevantes para a operação do consumo colaborativo. Esses dois aspectos foram analisados em oito diferentes iniciativas de consumo colaborativo, através de entrevistas com oito respectivos usuários. O resultado que se pode extrair dessa análise foi de que nem todos as iniciativas estão baseadas na confiança, embora haja colaboração para o alcance dos objetivos pretendidos. Os tipos de iniciativas que apresentaram maior ênfase na confiança, por tratá-la de forma indispensável, foram couchsurfing, coworking, crowdsourcing e biblioteca em alguns pontos de ônibus. Nessas formas de consumo, a confiança é a base para a cooperação, pois sem confiança os indivíduos não teriam como alcançar o resultado desejado. Demais resultados e especificidades são apresentadas no artigo.