Este estudo trata sobre metodologia para a capacitação em inovação com sustentabilidade. É uma pesquisa qualitativa de natureza descritivo-analítica, mediante o Método da Análise de Conteúdo e procedimentos requeridos, tendo suporte de Grupo de Foco. Como resultados, ingressam em tópicos proficientes, a importância do diagnóstico como etapa inicial do processo de intervenção estratégica para a inovação com sustentabilidade e os elementos requeridos para essa intervenção. E uma metodologia operacional é construída para ser aplicada em cenários criteriosamente elaborados para isso. A aplicação de capacitação para a criatividade e inovação leva em consideração os atributos ambientais, socioculturais e econômicos envolvidos; e as etapas idealizadas enfatizam o envolvimento dos atores participantes do processo. A conclusão aponta a necessidade do envolvimento do Amazônida, e dos empreendedores locais em especial, na via de capacitação voltada para a criatividade e para geração de idealizadores pró-inovação com sustentabilidade. A providência de programas e políticas focadas da estratégia envolvendo os atores sociais amazônicos fará emergir benefícios múltiplos aos Povos da Floresta, enquanto ingressaria os fatores considerados nesta tarefa por meio de metodologias compatíveis. Esta tarefa é uma contribuição da academia aos gestores e demais interessados em estratégia para a criatividade e inovação.
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