Os cursos de Gestão Ambiental (GA) vêm formado uma nova classe de gestores/gerentes que, em tese, estão habilitados para administrar as questões relacionadas ao meio ambiente. Embora existam há mais de uma década, tais cursos são pouco conhecidos em termos de estrutura curricular e não possuem Diretrizes Curriculares Nacionais. A discussão sobre a formação dos gestores ambientais brasileiros pode contribuir para situar o curso de GA no contexto da construção da identidade dessa nova categoria profissional. O estudo ora proposto realiza um levantamento das disciplinas presentes nas matrizes curriculares dos cursos de bacharelado em GA, objetivando identificar o peso das diversas áreas de conhecimento na construção dessa formação. O procedimento metodológico adotado foi a análise de conteúdo documental que se consistiu na verificação do conteúdo das ementas e das matrizes curriculares contidas nos projetos político pedagógicos (PPP) dos cursos de GA. A despeito do caráter interdisciplinar do curso observamos significativa participação das disciplinas de Administração na formação dos gestores ambientais brasileiros. Tal afirmação carece de outros estudos aprofundados sobre a questão das disputas de poder no campo da formação em GA.
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