Diversos autores defendem a necessidade de existir uma estratégia voltada para a sustentabilidade para uma companhia obter o status de sustentável (Almeida, Kruglianskas & Guimarães, 2008; Coral, Rosseto & Selig, 2003; Epstein, 2008; Figueiredo, Vinhas & Mañas, 2010; Lorenzetti, Cruz & Riccioli, 2008; Oliveira et al., 2011, Raiborn & Joyner, 2004). Partindo desta premissa, este trabalho propõe-se a investigar se as companhias que possuem elementos socioambientais e/ou de sustentabilidade em seu planejamento estratégico são mais sustentáveis de acordo com o Índice de Sustentabilidade Empresarial [ISE] da Bolsa de Valores de São Paulo [BOVESPA]. O universo de companhias analisadas foi composto por todas as companhias de capital aberto que apresentaram missão institucional em seus websites no ano de 2013. Para analisar os dados foi utilizada a análise de correspondência entre o conteúdo encontrado na frase da missão e o fato da companhia pertencer ou não ao ISE. Os resultados encontrados pelo teste Chi-Square denotam que existe uma associação significativa entre a presença de elementos relacionados com a sustentabilidade nas missões e o fato da companhia pertencer ao ISE. Estes achados corroboram com a teoria e apontam empiricamente a relevância de um planejamento estratégico voltado para a sustentabilidade para uma companhia ser mais sustentável.
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