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Código: 344
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Atratividade em Clusters Comerciais: Um Estudo das Preferências dos Consumidores da Rua Jurubatuba
 

As aglomerações comerciais são um fenômeno importante para a compreensão da dinâmica da competitividade do setor varejista em grandes centros urbanos. O presente trabalho teve como objetivo a identificação dos atributos responsáveis pela atratividade de um cluster moveleiro de varejo, na percepção de seus consumidores frequentadores. A partir da perspectiva de atratividade de lojas, concebeu-se um modelo de avaliação para clusters comerciais varejistas baseado nos estudos promovidos por Telles et al., (2013). Para tanto, desenvolveu-se um estudo descritivo-qualitativo junto a 50 consumidores presentes ao cluster varejista moveleiro da Rua Jurubatuba, no município de São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo. Os dados pesquisados foram tratados a partir dos atributos destacados no contructo dos 6 Ps do mix varejista, conforme definido inicialmente por Mason, Mayer e Wilkinkson (1993). Como principal resultado, observou-se que a atratividade está associada significativamente aos atributos preços, condições de compras, lojas, produtos e atendimento; sendo que a localização apresentou-se como o atributo menos expressivo na opinião dos consumidores consultados.