Este trabalho discute a aplicabilidade prática da utilização de metodologia de análise de conflitos socioambientais, elaborada a partir da proposta de análise etnográfica do professor Paul Little e do roteiro de análise proposto pela professora Selene Herculano. O modelo de abordagem proposto a partir dessa metodologia foi aplicado para análise das interferências do processo de licenciamento do trecho sul do Rodoanel Metropolitano de São Paulo com a constituição da Área de Proteção Ambiental (APA) Bororé - Colônia e consequências de sua implantação sobre essa Unidade de Conservação de Uso Sustentável. O trabalho detalha a fundamentação teórica que alicerça a metodologia elaborada, assim como as fases do estudo da área envolvendo o entendimento da APA e seu contexto situacional, a construção do rodoanel e, por fim, as interferências desta grande obra de infraestrutura sobre a APA. Os resultados demonstram que esse modelo de abordagem é adequado e factível de aplicação a conflitos de ordem socioambiental deflagrados por grandes empreendimentos de infraestrutura em áreas urbanas. Esse modelo auxilia os administradores públicos e privados, como também aos legisladores, na sistematização e análise das informações necessárias para o entendimento e a resolução dos conflitos por meio de ferramentas de mediação / arbitragem, das soluções técnicas ou da formulação de políticas públicas.
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