RESUMO
Código: 358
Tema: Responsabilidade Social Corporativa

 

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Responsabilidade Social Sob A Ótica da Iso 26000: Uma Análise das Pequenas Empresas do Comércio Varejista de Mossoró.
 

Com a publicação das ISO 14000 e 26000 e das suas diretrizes com cunho ecológico e sustentável as organizações tem encontrado uma orientação para aplicação deste conceito. Entretanto ainda é pouco comum que as empresas de pequeno porte desenvolvam tais práticas, visto que fatores como falta de conhecimento da norma e muitas vezes de recursos servem de motivação para a não aplicação da mesma. Neste contexto este trabalho tem como objetivo identificar como as questões sócio ambientais são tratadas pelas pequenas empresas do comercio varejista de Mossoró/RN, sob a ótica da ISO 26000. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, o questionário foi elaborado baseado na escala de Likert, onde atribui-se grau de importância de 0 a 10 para as alternativas, o mesmo foi aplicado em 109 pequenas empresas do comercio varejista de Mossoró/RN. Os dados reafirmam a teoria de Friedman (1970, p. 82) que sustentava a ideia de que “a única responsabilidade social possível para uma empresa era garantir o maior retorno financeiro aos seus acionistas”. Os resultados indicam que não existe por parte das pequenas empresas a aplicação da norma devido a ausência de conhecimento sobre a mesma e a falta de incentivo por parte dos gestores das empresas