A gestão da inovação cumpre papel perene nas ações dos países latino-americanos na busca pelo desenvolvimento e novos mercados, seja pela agilidade com que a informação se difunde ao longo das fronteiras, sejam pela digitalização, que proporciona o aprimoramento dos processos gerenciais e que se traduz, fielmente, na ratificação dos princípios de eficiência e eficácia organizacional e, em maior grau pela globalização, que expande fronteiras e se reflete no incremento de novas tecnologias para um novo mundo. Este trabalho, em sua introdução, fará uma breve revisão histórica justificando os fatores limitantes ao incremento da inovação nos países da América Latina, com ênfase nos conceitos de industrialização, progresso tecnológico e sociopolítico, condições estruturantes para que um processo inovador possa ser estimulado e implantado. Nas etapas subsequentes, será apresentada a metodologia e, um cruzamento de dados, trará a realidade dos países da América Latina no que tange a inovação, na qual empreendedores criativos estão no centro, pois atuam de forma dinâmica e contribuem para o desenvolvimento econômico propondo inovações e melhorando as condições econômicas de seus países. Ao final do trabalho, o tratamento dos indicadores apresentará os condicionantes para a gestão da inovação na América Latina.
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