RESUMO
Código: 366
Tema: Estratégia para a sustentabilidade

 

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O Poder de Inovação e O Posicionamento Estratégico Para A Sustentabilidade em Empresas do Setor Mineral Brasileiro
 

O desenvolvimento de inovações que busquem implementar tecnologias voltadas para os princípios da sustentabilidade tem-se tornado um grande desafio para as organizações. A inovação sustentável tem sido definida como a inovação de produtos e de processos produtivos que contemplem não somente os aspectos econômicos e sociais, mas também os ambientais (BARBIERI et al, 2010). Alguns autores, como Barbieri et al. (2009) e Maçaneiro e Cunha (2010), têm discutido a respeito de uma gestão da inovação que considere a questão da sustentabilidade, considerando a inovação como essencial para a sustentabilidade empresarial nas dimensões ecológica, social, econômica, cultural ou espacial, sem priorizar uma delas em detrimento das demais. O estudo buscou analisar a associação entre o poder de inovação e a estratégia para a sustentabilidade em empresas do setor mineral brasileiro. O estudo caracteriza-se como qualitativo e foi conduzido por meio de entrevistas semi estruturadas com duas empresas vinculadas ao Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). A análise de dados evidenciou que as empresas no que se refere às características de inovação e atividades ambientais possuem estratégias ambivalentes, defensiva e ofensiva, na medida em que inovam na busca de tecnologias visando à incorporação de princípios da sustentabilidade em seu ambiente organizacional.