RESUMO
Código: 374
Tema: Outros temas correlatos

 

Abrir
Arquivo

 
Afinal, O Que É Distribuir Valor Para Os Stakeholders?
 

O objetivo da pesquisa é investigar na literatura como a questão da distribuição de valor vem sendo abordada. Para tanto, foram propostos três objetivos secundários: (a) que tipo de valor é distribuído para os stakeholder, (b) quais são os critérios utilizados para a distribuição de valor e (c) quais stakeholders são estudados sob a perspectiva de distribuição. A pesquisa é bibliográfica, com abordagem exploratória e qualitativa. Os artigos foram coletados na base de dados ISI Web Of Knowledge no período de 1984 a 2013 e analisados segundo a técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que a distribuição de valor para os stakeholders inclui uma combinação de recursos tangíveis e intangíveis. Os critérios utilizados para esta distribuição envolvem aspectos de meritocracia, em que o stakeholder recebe em função de sua contribuição para a criação de valor. Os stakeholders mais estudados sob a perspectiva da distribuição de valor foram os stakeholders primários funcionário, acionista, fornecedor e cliente. Como contribuição, este estudo apresenta uma lista de recursos (tangíveis e intangíveis) que pode ser utilizada em pesquisas empíricas sobre distribuição de valor para stakeholders. Além disso, os resultados apontam para questões que podem ser desenvolvidas em futuras pesquisas.