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Código: 383
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O Uso da Análise de Redes Sociais Para Identificar A Coopetição em Um Cluster Comercial Planejado
 

O cluster comercial, aglomerado empresarial planejado, propicia um maior relacionamento entre as empresas que o compõe. Isto estimula as empresas a adotarem estruturas coopetitivas que permitam solucionar problemas que dificilmente fariam isoladamente (LUBECK et. al., 2011). O problema de pesquisa é: como identificar a coopetição em um cluster comercial planejado? O objetivo é descrever a coopetição entre empresas presentes em um cluster comercial planejado, sob o ponto de vista dos varejistas, tomando-se como base os modelos teóricos propostos por Bengtsson e Kock (1999) e Leão (2005) e operacionalizado por meio da Análise de Redes Sociais (ARS). O levantamento dos dados foi composto por duas etapas. A primeira teve um aspecto exploratório, ao identificar os atores do cluster comercial. Na segunda fase a pesquisa caracterizou-se como descritiva pois buscou descrever a coopetição entre as empresas. O resultado obtido permitiu identificar quem coopera e compete simultaneamente (coopetição), empresas 1, 2, 3, 4, 6, 7, 9, 11, 13, 14, 16 e 21. Empresas que apenas competem: 5, 10, 12, 15, 17, 18, 19, 20, 22 e 23. Empresas que apenas cooperam: 24, 26, 28, 29 e 30. Empresas que não competem e não cooperam (coexistência): 8, 25, 27 e 31.