RESUMO
Código: 390
Tema: Gestão Ambiental

 

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Relação Entre Cursos Presenciais Dosinstitutos Federais de Pernambuco e Arranjos Produtivos Locais do Estado
 

Os municípios do estado de Pernambuco possuem potencialidades econômicas nas mais diversas áreas, podemos citar como exemplo,os setores da agricultura, agropecuária, turismo, tecnologias, artesanato, confecções de vestuário, dentre outros. Para o crescimento econômico das pequenas e médias empresas destes aglomerados, a relação entre os atores sociais, políticos e econômicos, possibilita a externalidade e o fortalecimento do produto. Fatores que corroboram para a caracterização de Arranjos Produtivos Locais – APL nestas regiões. Para tanto, é necessária a utilização de mão de obra capacitada para desenvolver tais atividades. A ação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco e do Sertão Pernambucano, frente a esta necessidade, é fundamental para a formação deste capital humano. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo analisar a relação dos APL constituídos no estado de Pernambuco com os cursos presenciais ofertados pelos Institutos Federais, a fim de identificar se as capacitações ofertadas pelos Institutos Federais atendem a demanda dos arranjos produtivos locais existentes no estado. Desta análise, conclui-se que novos cursos poderiam ser criados para atender ao mercado local, e que novos arranjos poderiam ser constituídos, tendo em vista o potencial vocacional produtivo e os cursos já ofertados pelos Institutos Federais nestas regiões.