Os municípios do estado de Pernambuco possuem potencialidades econômicas nas mais diversas áreas, podemos citar como exemplo,os setores da agricultura, agropecuária, turismo, tecnologias, artesanato, confecções de vestuário, dentre outros. Para o crescimento econômico das pequenas e médias empresas destes aglomerados, a relação entre os atores sociais, políticos e econômicos, possibilita a externalidade e o fortalecimento do produto. Fatores que corroboram para a caracterização de Arranjos Produtivos Locais – APL nestas regiões. Para tanto, é necessária a utilização de mão de obra capacitada para desenvolver tais atividades. A ação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco e do Sertão Pernambucano, frente a esta necessidade, é fundamental para a formação deste capital humano. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo analisar a relação dos APL constituídos no estado de Pernambuco com os cursos presenciais ofertados pelos Institutos Federais, a fim de identificar se as capacitações ofertadas pelos Institutos Federais atendem a demanda dos arranjos produtivos locais existentes no estado. Desta análise, conclui-se que novos cursos poderiam ser criados para atender ao mercado local, e que novos arranjos poderiam ser constituídos, tendo em vista o potencial vocacional produtivo e os cursos já ofertados pelos Institutos Federais nestas regiões.
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