O presente estudo tem por objetivo principal investigar se a sustentabilidade ambiental é utilizada como um diferencial competitivo pelas empresas brasileiras mais internacionalizadas. Para tanto o artigo inicia-se tratando sobre as diferentes visões que as empresas possuem sobre o uso de padrões avançados de gestão ambiental: aumento de custos ou obtenção de vantagem competitiva. Além disso, é realizada uma breve abordagem da discussão teórica sobre a internacionalização de empresas e apresentam-se os principais dados recentes sobre o avanço da participação internacional de empresas brasileiras. Ao final, apresenta-se uma discussão analítica sobre o uso da sustentabilidade ambiental pelas principais multinacionais brasileiras em seu processo de inserção externa. A pesquisa permitiu concluir que a grande maioria das principais multinacionais brasileiras listadas pelo ranking da Fundação Dom Cabral de 2013 não tem na sustentabilidade ambiental um diferencial competitivo, usando para essa conclusão os dados do Guia Exame de Sustentabilidade, Certificação ISO 14.000 e a listagem das empresas do Índice de Sustentabilidade Empresarial da BOVESPA. Torna-se necessário uma mudança de postura das empresas brasileiras para que possam fazer das ações proativas de sustentabilidade ambiental uma forma de vantagem competitiva em um mundo cada vez mais voltado para a questão ambiental.
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