O presente estudo tem como objetivo analisar a saliência de stakeholders percebida por gestores e diretores de três bancos de varejo. Analisou-se a semelhança na percepção entre gestores e diretores sobre priorização de stakeholders, e também a semelhança entre os três bancos pesquisados. Utilizou-se um instrumento quantitativo desenvolvido por Mitchell, Agle e Wood (1997) que analisa a priorização de stakeholders por meio de três atributos: poder, legitimidade e urgência. A amostra foi composta por 92 respondentes da alta gerência e diretoria da área comercial de três bancos de varejo localizados na cidade de São Paulo. Cada respondente gestor é o responsável por uma unidade bancária. Os métodos de análise de resultados foram testes paramétricos quando a distribuição era normal e não paramétricos quando a distribuição não era normal. Para tanto, utilizou-se o software IBM SPSS Statistics Versão 20 e o Excell. Os resultados indicam que a percepção de saliência de stakeholders por gestores e diretores, assim como entre os bancos analisados são semelhantes, o que sugere estar de acordo com a teoria da lógica institucional que , de acordo com Jackall (1988), trata-se um conjunto de regras contingenciais complicadas que homens e mulheres criam e recriam em contextos particulares de forma que seus comportamentos sejam, de certa forma, regularizados e esperados.
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