RESUMO
Código: 419
Tema: Sustentabilidade e Políticas Públicas

 

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Avaliação das Políticas Públicas Voltadas Para A Agricultura Familiar e Alimentação Escolar Que Referenciam O Desenvolvimento Local Sustentável
 

Por meio de estudo de caso múltiplo em quatro municípios do Estado de Minas Gerais, este trabalho teve como objetivo investigar como os produtores da agricultura familiar e pais de alunos de escolas públicas percebem as políticas voltadas para a agricultura familiar e alimentação escolar que referenciam o desenvolvimento local sustentável, com o propósito de avaliar a percepção dos principais atores sobre as mudanças ocorridas entre os anos de 2010 e 2013. Os dados foram coletados por questionários, entrevistas, análise de documentos públicos e sítios da Internet. A análise com abordagens quanti-qualitativas apontou resultados importantes em prol da agricultura familiar segundo os próprios produtores e notável melhoria na qualidade da merenda percebida pelos pais de alunos. Em 2010, os municípios pesquisados não haviam colocado em prática as aquisições da agricultura familiar por chamada pública e em 2013 todos já estavam realizando, porém, com algumas deficiências quanto ao volume adquirido, falta de pessoal qualificado, pouca participação da sociedade civil e necessidade de apoio integrado dos diversos atores envolvidos. A pesquisa revelou que muitos pais não conhecem o CAE e muitos produtores familiares encontram dificuldades ao providenciar a documentação necessária para fornecer alimentos às unidades executoras do PNAE.