RESUMO
Código: 42
Tema: Estratégia para a sustentabilidade

 

Abrir
Arquivo

 
do Nível do Campo Ao Nível Organizacional: Analisando As Formas de Inserção e Disseminação da Sustentabilidade Pelas Empresas A Partir das Percepções dos Gestores
 

A sustentabilidade tem assumido uma significativa importância no ambiente empresarial brasileiro, principalmente devido ao contexto socioambiental no qual estamos inseridos. As empresas estão tendo que adotar medidas que respeitem de forma equilibrada o tripé da sustentabilidade, considerando aspetos econômicos, sociais e ambientais. O objetivo deste trabalho é estudar os fatores que geram contradições, ambiguidades e as dificuldades nas empresas que adotam a sustentabilidade em sua gestão. A metodologia aplicada neste estudo segue uma abordagem qualitativa, onde fizemos uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa documental seguido de nossa pesquisa de campo onde utilizamos um roteiro de entrevistas semi-estruturadas para a coleta de dados junto às empresas pesquisadas. Para a nossa análise de dados criamos categorias para avaliarmos o Grau de Adoção e o Grau de Internalização da Sustentabilidade nas organizações. Nas nossas considerações finais apresentamos o resultado de nossas análises, onde destacamos a importância da educação para a sustentabilidade e apontamos os fatos que consideramos como indutores das dificuldades e ambiguidades nas organizações que inserem a Sustentabilidade a sua gestão.