O objetivo desta pesquisa é analisar os conceitos de priorização de stakeholders adotados na literatura. Os objetivos específicos são: descrever os conceitos, critérios ou modelos teóricos de priorização de stakeholders adotados na literatura; e analisar as contribuições das pesquisas sobre priorização de stakeholders. A revisão teórica aborda a teoria dos stakeholders, a priorização de stakeholders, e os modelos de saliência e dominância de stakeholders. Coletou-se 214 artigos na base ISI Web Of Knowledge, selecionando-se 55 artigos aderentes ao tema de priorização. A análise de conteúdo foi realizada em duas categorias: análise descritiva e análise teórica. Constatou-se nos estudos analisados que diferentes variáveis podem estar associadas à percepção de importância do stakeholder como a saliência, o poder, a legitimidade, a influência do stakeholder e a estratégia da empresa. Outras variáveis estão associadas ao atendimento dos interesses dos stakeholders, como a contribuição do stakeholder e a função objetivo da empresa. Outros estudos enfatizam que a pressão do stakeholder influencia tanto a percepção como o atendimento. A contribuição da pesquisa consiste em apresentar uma evolução do modelo de priorização de stakeholders baseado nos conceitos de percepção da importância dos stakeholders e atendimento dos interesses dos stakeholders como duas perspectivas de análise da priorização.
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