As organizações vêm passando por várias mudanças levando-as a adotar relações de cooperação em redes com o objetivo de suprir as necessidades que individualmente seriam difíceis de atender, tais como: melhoria no desempenho de atividades físicas e intelectuais, infraestrutura, redução de custos e tecnologia. Essas novas configurações interorganizacionais geram oportunidades de negócios. O objetivo do presente estudo é identificar a cooperação na rede composta pelas barracas do Festival do chocolate na cidade de Ribeirão Pires, que já ocorre há 9 anos nesta Estância Turística com venda de chocolates, doces, salgados e artesanatos. A pesquisa é exploratória com caráter descritivo. Os dados foram tabulados no software (UCINET), com a obtenção de estatísticas descritivas e métricas de centralidade e densidade. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, questionário e observação realizados com 30 representantes das barracas, além do responsável pela Secretaria de Turismo da Cidade. Os dados secundários foram coletados por meio de sites das empresas e órgãos públicos. Como resultado constatou-se que as barracas que participaram de todos ou da maioria dos eventos, são procuradas pelas outras barracas na busca de informações sobre o festival, além de atuarem de forma cooperada para o bom funcionamento dos seus negócios.
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