RESUMO
Código: 435
Tema: Estratégia para a sustentabilidade

 

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Economia Criativa: Uma Estratégia Viável Para O Desenvolvimento Sustentável?
 

A economia criativa pode ser vista como um novo paradigma, que tem base em ativos intangíveis como a criatividade e conhecimento, conectada com a tecnologia como veículo propulsor, a organização dos mercados em redes, as parcerias entre os agentes sociais e econômicos, a prevalência de aspectos intangíveis da produção, o uso das novas tecnologias para a produção, distribuição e/ou acesso aos bens e serviços e a unicidade da produção, fortemente ancorada na singularidade. Tudo isso são traços característicos de um modelo que apresenta como pressuposto de sustentabilidade a melhoria do bem-estar e a inclusão socioeconômica. Diante disto, o objetivo central deste artigo é identificar e existência de relação entre economia criativa e o desenvolvimento de países. A ideia central é que: se de fato a economia criativa pode ser vista como uma estratégia de desenvolvimento, países com melhor desempenho criativo tendem a apresentar melhores resultados nos indicadores de desenvolvimento, tanto econômicos quanto na esfera social e ambiental. Para tanto, realizou-se neste estudo uma análise de cluster, no intuito de descobrir as relações entre as observações, agrupando os países por características homogenias para as variáveis GCI (Índice Global de Criatividade, neste trabalho tratado como score criativo), IDH (índice de Desenvolvimento Humano), PIB percapta (Produto interno bruto por indivíduo) e HPI (Happy Planet Index). Este estudo permite concluir que embora na teoria a relação entre economia criativa e desenvolvimento sustentável possa parecer tão direta, e de certa forma um tanto óbvia, a análise de cluster revelou que sozinha a economia criativa não consegue promover o desenvolvimento que seja sustentado ao longo do tempo.