O estudo consiste em abordagem exploratória qualitativa envolvendo relatos de estudantes brasileiros em experiências de mobilidade acadêmica internacional - MAI. Evidencia-se a vivência de 2 alunos de graduação e outros 2 de pós-graduação, com o intuito de entender e explorar seus relatos de experiências, tendo três categorias de análise definidas: 1. Educação para sustentabilidade; 2. Reciclagem de resíduos; e 3. Diferenças entre o Brasil e o país hospedeiro – a partir de estudos vivenciados no Canadá, na Holanda e na Suécia. A dimensão internacional no que se refere ao ambiente da pesquisa configura-se em um contexto onde é necessária a articulação sobre as práticas de interesse pela responsabilidade social e as semelhanças e diferenças existentes nesse processo. Com base nos relatos dos estudantes identificamos e definimos as potencialidades e fragilidades de nossa sociedade em detrimento de outras culturas, coletando portanto informações que sejam capazes de formar uma visão diversificada na fala desses que são possíveis potencializadores do desafio da transformação de um conjunto socioambiental, dentro do universo educativo amplo conhecido como ambientes de aprendizagem.
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