O presente artigo objetiva analisar as ações sustentáveis na cadeia de suprimentos de uma empresa visando identificar a geração de vantagens competitivas. Para tanto, realizou-se um estudo de caso na empresa Alfa e em suas filiais. Entre os resultados, destaca-se que o tema sustentabilidade só foi incorporado à estratégia da divisão operacional em 2012, sendo que a definição de sustentabilidade da empresa abrange todos os pilares da sustentabilidade. Os principais fatores motivadores da adoção de uma conduta mais sustentável foram os stakeholders e as demandas de clientes dado o surgimento de um novo nicho de mercado a partir do início da construção dos prédios verdes no Brasil, refletindo em ações na cadeia de suprimentos. Em relação à cadeia de fornecedores e as práticas implementadas especificamente, observa-se que a empresa trabalha conjuntamente com os seus fornecedores, auxiliando na elaboração e no repasse de informações, caracterizando, assim, um caso de colaboração ambiental, como proposto na literatura. Por fim, observa-se que as principais vantagens competitivas decorrentes da adoção dessas práticas, bem como o seu repasse para a cadeia, são o ganho de imagem da empresa e a possibilidade de expandir o mercado e assegurar uma posição sustentável futura.
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