RESUMO
Código: 452
Tema: Responsabilidade Social Corporativa

 

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Os Fatores Determinantes do Compromisso da Responsabilidade Social Empresarial Com O Público Interno das Empresas
 

As práticas da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) surgiram pela necessidade dos stakeholders de uma posição efetiva das organizações no combate aos problemas socioambientais. Dentre os stakeholders que mais pressionaram os empresários a adotarem tais práticas na estratégia empresarial foram os colaboradores, na luta pelos seus direitos trabalhistas, destacadamente após 1945. Os colaboradores são um dos principais stakeholders da RSE. O estudo tem como objetivo geral identificar os fatores determinantes do compromisso da RSE com o público interno das empresas por meio do Índice de Felicidade no Trabalho (IFT). Foi feita uma análise do estado da arte da RSE, no Brasil e no mundo, focando no público interno e a relação com a Teoria do Stakeholders. O estudo utiliza uma amostra de 35 empresas listadas no Guia das Melhores Empresas para se Trabalhar (MEPT), em 2012. A pesquisa é exploratória e quantitativa, através da análise de regressão múltipla das variáveis: IFT (dependente); satisfação e motivação, número de colaboradores, presença no Guia das MEPT, rentabilidade da empresa, tempo de serviço e políticas e práticas de desenvolvimento (independentes). Foi constatado que apenas as variáveis índice de motivação e satisfação e índice das políticas e práticas de desenvolvimento são estatisticamente significativas para o IFT.