As práticas da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) surgiram pela necessidade dos stakeholders de uma posição efetiva das organizações no combate aos problemas socioambientais. Dentre os stakeholders que mais pressionaram os empresários a adotarem tais práticas na estratégia empresarial foram os colaboradores, na luta pelos seus direitos trabalhistas, destacadamente após 1945. Os colaboradores são um dos principais stakeholders da RSE. O estudo tem como objetivo geral identificar os fatores determinantes do compromisso da RSE com o público interno das empresas por meio do Índice de Felicidade no Trabalho (IFT). Foi feita uma análise do estado da arte da RSE, no Brasil e no mundo, focando no público interno e a relação com a Teoria do Stakeholders. O estudo utiliza uma amostra de 35 empresas listadas no Guia das Melhores Empresas para se Trabalhar (MEPT), em 2012. A pesquisa é exploratória e quantitativa, através da análise de regressão múltipla das variáveis: IFT (dependente); satisfação e motivação, número de colaboradores, presença no Guia das MEPT, rentabilidade da empresa, tempo de serviço e políticas e práticas de desenvolvimento (independentes). Foi constatado que apenas as variáveis índice de motivação e satisfação e índice das políticas e práticas de desenvolvimento são estatisticamente significativas para o IFT.
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