RESUMO
Código: 457
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Formação Gerencial e O Perfil do Gestor Para A Sustentabilidade
 

A participação de pessoas preparadas para o envolvimento com projetos socioambientais na sociedade tem um significado importante. Acentua-se a demanda por profissionais que respondam às expectativas das empresas ligadas a projetos sustentáveis. O objetivo deste artigo é compreender como as faculdades de gestão pertencentes ao PRME (Princípios para a Educação Empresarial Responsável) atuam para auxiliar na formação de quadros de gestores preparados para trabalhar com os novos desafios socioambientais e dispostos a empreender estratégias de gestão socioambiental dentro das empresas. Foram analisados os relatórios SIP (Sharing Information in Progress) das escolas brasileiras signatárias do PRME, verificando suas ações com relação à educação responsável. Considerando que elas estão em uma linha de fronteira e podem ser utilizadas como referência por outras universidades, foi possível discutir alternativas e estratégias que viabilizam a formação socioambiental de futuros gestores no Brasil. Os resultados alcançados mostram que os cursos signatários do PRME e que disponibilizaram o relatório para consulta no site, desenvolveram uma série de práticas que possibilitam a inclusão dos conceitos da sustentabilidade e responsabilidade social, como a modificação dos currículos, desenvolvimento de projetos e campanhas solidárias, criação de comitês, realização de workshops e estabelecimento de parcerias. Assim, é importante que as instituições de ensino superior procurem atender a demanda do mercado, formando líderes conscientes e que saibam lidar com as mudanças necessárias para um novo modelo de negócio, que traz o desenvolvimento sustentável em sua essência.