As organizações contemporâneas buscam administrar seus recursos para alcançar uma posição vantajosa em relação aos concorrentes e assim se manterem competitivas. A vantagem competitiva sustentável emerge como um fator importante na percepção de valor dos produtos e serviços, as quais devem ser consideradas como elementos de diferenciação competitiva. O objetivo deste estudo consiste em identificar as relações entre a vantagem competitiva sustentável e a performance organizacional, bem como mensurar a relação da sustentabilidade ambiental e da responsabilidade social enquanto atributos da vantagem competitiva sustentável. Para tanto, realizou-se uma Survey em 1.374 empresas de diferentes portes e segmentos no Rio Grande do Sul. Para a análise e interpretação dos dados utilizou-se a técnica de modelagem de equações estruturais. Os resultados encontrados apontam que o construto vantagem competitiva sustentável é um importante antecedente da performance organizacional, pois evidencia atributos fundamentais para que as organizações obtenham consequências econômicas positivas. Esta pesquisa contribui para a gestão organizacional e para a comunidade científica com a disponibilização de um framework que auxilia na identificação de características relevantes nos recursos estratégicos.
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