O objetivo deste estudo é propor um redimensionamento de um instrumento de pesquisa sobre consumo sustentável a partir da ótica de universitários brasileiros. Para isso, utilizou-se uma pesquisa quantitativa e descritiva com 182 estudantes de uma instituição de ensino superior do sul do Brasil. Os dados foram analisados pela análise fatorial exploratória, a qual indicou um redirecionamento dos itens propostos por Cardoso e Cairrão (2007), quando estudaram universitários portugueses. Após o tratamento estatístico, os resultados demonstram haver um redimensionamento das questões propostas, onde se constatou a existência de oito e não três dimensões anteriormente propostas. Estas oito dimensões foram assim batizadas: Consciência ambiental, Embalagens sustentáveis, Produtos naturais, Crescimento controlado, Controle humano sobre a natureza, Sustentabilidade, Impactos ambientais e Reciclagem. Dentre estes, a Consciência ambiental, a preferência por Embalagens sustentáveis e o consumo de Produtos naturais foram as questões indicadas como fundamentais para os acadêmicos brasileiros pesquisados. Outros resultados foram encontrados e discutidos no trabalho.
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