O advento das causas ambientais dos últimos trinta anos mudou o comportamento das pessoas em relação ao consumo. Atitudes ambientalmente corretas, por parte de empresas, têm exercido forte poder de influencia na sociedade, envolvendo seus clientes, fornecedores, mídia e o próprio governo, evidenciando não apenas o apelo sustentável, mas a mudança de postura que as empresas adotaram frente à necessidade de construir vantagem competitiva e preservar os recursos finitos do meio ambiente. Do ponto de vista do comportamento do consumidor, é possível observar que a escolha por produtos sustentáveis está relacionada não somente a aspectos econômicos, mas também a fatores culturais e psicológicos. Indo ao encontro desse contexto, este trabalho objetivou analisar as variáveis influenciadoras da decisão de compra de produtos verdes de acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia, especificamente a carne do jacaré Açu e a Castanha da Amazônia, contrapondo o ponto de vista do consumidor e a importância dos produtos florestais não madeiráveis (PFNMs) no contexto da sustentabilidade econômica e ambiental. Com base em uma metodologia de característica descritiva, este trabalho conclui que embora os futuros pedagogos e médicos vivam, hoje, em discrepância de condições econômicas, não há diferenciação no grau de consciência ecológica, sendo que ambos adotam basicamente as mesmas atitudes de compra verde.
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