RESUMO
Código: 83
Tema: Operações Sustentáveis

 

Abrir
Arquivo

 
Geração de Fontes de Vantagem Competitiva Com Base no Posicionamento Estratégico Ambiental: O Caso Coopnatural
 

A consciência socioambiental tem gerado oportunidades mercadológicas significativas para a criação de novos negócios. Devido a isto empresas têm adotado aspectos ambientais e sociais no planejamento estratégico, mas as mesmas têm encontrado dificuldades em identificar uma estratégia que satisfaça as suas necessidades de acordo com suas contingências, demonstrando-se pessimistas em relação aos investimentos ambientais. O trabalho propõe a análise do posicionamento ambiental estratégico adotado pela empresa do setor de confecções, a Coopnatural, detentora da marca Natural Fashion, caracterizada por uma postura sustentável. Quanto à metodologia utilizada, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo e qualitativo, utilizando-se de uma entrevista semi-estruturada como principal meio de levantamento de dados. Os resultados obtidos evidenciaram que a empresa que compõem tal setor, foi capaz de incorporar uma imagem de responsabilidade ecológica e social, que liga as práticas organizacionais ao produto final, e que investimentos ambientais podem gerar retornos econômicos, bem como, se tornarem importantes fontes de vantagem competitiva. Palavras-chave: Gestão Ambiental. Gestão Estratégica. Posicionamento Ambiental Estratégico.