Discussões instigam a população a cobrar das organizações algum retorno ambiental e social em vista dos prejuízos ambientais que fatalmente toda empresa gera ao meio ambiente. Assim, ao falar em meio ambiente não se pode ignorar que a produção de bens e serviços não é possível sem a utilização do trabalho e dos recursos naturais, mesmo com o avanço tecnológico, este por si só não é capaz de atender toda demanda dos seres humanos e do mercado. O presente estudo teve como objetivo descrever e analisar a existência das ações de gestão ambiental praticadas por uma franquia de Fast Food em Fortaleza. Esta investigação foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa, a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. As categorias de análise foram: desenvolvimento sustentável, gestão ambiental e responsabilidade socioambiental. Foi realizada entrevista cujas questões foram baseadas nos indicadores da Associação Brasileira de Franquias (ABF) e do Instituto Ethos. A pesquisa gerou resultados que apontam a existência de ações de gestão ambiental realizadas por uma franquia de Fast Food em Fortaleza, contudo, nas análises das mesmas há evidências que a franquia está mais preocupada em economia nas contas da empresa do que nas questões ambientais propriamente ditas. Destarte esses resultados, pode-se concluir que a franquia investigada também demonstra ter preocupações com os impactos negativos gerados pela sua atividade no meio ambiente.
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