Os veículos elétricos (VEs) representam uma das formas mais promissoras para o aumento da segurança energética e ambiental (Global, 2013). A adoção da energia elétrica para alimentar motores elétricos de propulsão é considerada altamente relevante para o Desenvolvimento Sustentável, dado o menor impacto negativo potencial. Sendo assim, o objetivo geral desse estudo é caracterizar e identificar a trajetória da difusão da inovação de veículos elétricos no Brasil e seus determinantes. Baliza-se pelo Modelo de Difusão da Inovação de Rogers (2003). Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa. Sob o ponto de vista de seus objetivos, essa pesquisa fundamenta-se nos princípios metodológicos da Análise do Discurso e aspectos da Semântica Argumentativa (FIORIN,1989; MAINGUENEAU, 1997; ORLANDI, 2001;KOCH, 2002). Conclui-se que os fabricantes e usuário de VEs compreendem os impactos ambientais positivos do uso da inovação, mas, mesmo sob fortes tendências como compatibilidade, que evidencia a consistência da inovação com seus valores, práticas e necessidades; a vantagem relativa, em que a inovação é percebida como melhor que seu precursor; e a demonstração de resultado, em que os fabricantes e usuário de carros elétricos compreendem os resultados tangíveis com o uso da inovação, mas, fatores políticos e possíveis interesses privados são barreiras para sua maior difusão.
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