O estudo objetiva verificar a influência dos aspectos da Governança Corporativa na evidenciação ambiental das empresas listadas nos segmentos de Governança Corporativa da BM&FBovespa. A Teoria da Divulgação ampara este estudo, especificamente por preconizar entre outras, o julgamento dos interesses da organização no momento da decisão de evidenciar informações. A coleta de dados foi realizada nos relatórios anuais divulgados nos anos de 2010 e 2011 para estabelecer a evidenciação por meio da análise de conteúdo e junto aos formulários de referência para acessar os dados relativos à Governança Corporativa. Os dados relacionados aos impactos dos processos produtivos, promoção de ações de conscientização e a divulgação das parcerias em projetos ambientais foram informações recorrentes, e os menores índices de evidenciação ambiental foram percebidos nas categorias prevenção, comunicação e sanções. No tocante aos aspectos da Governança Corporativa os resultados mostram que o tamanho do conselho, concentração de capital e comitê de auditoria ficaram estáveis, enquanto que independência do conselho e dualidade variou positivamente e com maior intensidade. Verificou-se que dentre os aspectos da Governança Corporativa, apenas o tamanho do conselho mostrou-se capaz de demonstrar influência na evidenciação ambiental das empresas analisadas.
|